JMonkey Engine (jME) é um framework Open Source de alta performance para desenvolvimento de aplicações Java que utilzem recursos 3D. A primeira versão do framework foi criada por Mark Powell em 2003, enquanto pesquisava sobre o processo renderização utilizado em OpenGL.
A arquitetura do framework é baseada em grafos de cenas, ou seja, os dados do ambiente estão organizados em uma estrutura de árvore, onde um nodo origem pode ter um conjunto de nodos filhos. Estes nodos filhos, por sua vez, têm uma referência única de seu nodo de origem (também chamado nodo pai). Toda essa estrutura tem o objetivo de tornar o processo de renderização mais ágil.
Por exemplo, se construírmos um grafo de cena que representa um conjunto de móveis, que estão relacionados através de seu nodo pai, que é a sala, que por sua vez compartilham um andar, que estão localizados em um determinado edifício.O segredo para poupar recursos preciosos do sistema tornando esse sistema de renderização realmente eficiente está em um bom algoritmo para o sistema de câmeras. A câmera é o objeto que aponta, em um determinado ambiente 3D, para onde estamos focalizando (olhando) num determinado momento. Ela que decide quem deverá ser desenhado ou não, num determinado instante de tempo.
Se neste ambiente hierárquico bem definido, estivermos interessados em mostrar apenas um determinado andar, podemos facilmente descartar do processo de renderização todos os ramos do grafo que representam os outros andares, e por consequência, suas salas e seus móveis mostrando apenas o que realmente deve ser mostrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário