sexta-feira, 31 de maio de 2013

JAVA GAMES 2D::Textos::05

Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como exibir textos em nossos jogos usando os métodos drawString() e setFont(), criem outro pacote chamado tutorial5 dentro do nosso projeto JAVAGAMES2D, copie o arquivo Game.java do pacote tutorial3 e cole dentro do pacote tutorial5, lembrando esse Gama.java é a estrutura básica do nosso game, deixamos no pacote tutorial3 como modelo para os futuros games que iremos desenvolver....

Muito bem.... agora adicione o seguinte código dentro do método desenharGraficos(), e vamos testar para ver como fica!

1:  public void desenharGraficos() {  
2:   Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI  
3:   Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI...  
4:   //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR ALGUNS TEXTOS NA TELA  
5:    bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //muda a cor!  
6:    bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.BOLD,20));// definimos a fonte, o estilo negrito(bold) e o tamanho  
7:    bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 200); // aqui desenhamos o texto "JAVA GAMES 2D" nas coordenadas X=100 e Y=200  
8:    //OUTROS TESTES...  
9:    bbg.setColor(Color.RED);  
10:    bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.ITALIC,20));  
11:    bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 150, 225);  
12:    bbg.setColor(Color.YELLOW);  
13:    bbg.setFont(new Font("Comic Sans MS",Font.PLAIN,20));  
14:    bbg.drawString("JAVA GAMES 2D", 100, 250);  
15:   //==================================================================================  
16:   g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL!  
17:   }  

Entendendo um pouco do que foi feito...
o método setFont() recebe como argumento(parâmetro) um objeto do tipo font, para criar um objeto do tipo font usamos o new Font("Nome da Font",Font.estilo,tamanho), em seguida mandamos desenhar a font com o drawString("texto",x,y)....
então quer dizer que é só isso (¬¬´) ? isso mesmo! bem simples não? \(^_^)/ !!!
O meu ficou assim:



Então é só isso pessoal! até o próximo tutorial!

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