sexta-feira, 31 de maio de 2013

JAVA GAMES 2D::Formas Geométricas::04

Olá pessoal!
Nesse tutorial vamos aprender como desenhar algumas formas geométricas usando a Classe Geom (java.awt.geom) bem... então ai segue alguns exemplos é super fácil de entender!

ah! crie um projeto dentro de sua workspace chamado JAVAGAMES2D dentro dela crie um pacote chamado tutorial3 e crie uma Classe chamada Game.java com o código do tutorial anterior!!! deixe isso guardado de exemplo, agora crie um pacote chamado tutorial4 e copie e cole a classe Game.java do pacote tutorial3 no pacote tutorial4, e nessa Classe acrescente o seguinte código dentro do método desenharGraficos()  :

 1: public void desenharGraficos() {   
 2:  Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI   
 3:  Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI...   
 4:  //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR COISAS NA TELA   
 5:  bbg.setColor(new Color(100,90,200)); //muda a cor!   
 6:  bbg.drawRect(50, 75, 100, 100); //desenha um retângulo sem preenchimento   
 7:  bbg.setColor(new Color(200,0,200)); //muda a cor   
 8:  bbg.drawOval(50, 200, 100, 100); //desenha uma elipse sem preenchimento   
 9:     //x=50 y=200 largura=100 altura=100   
 10:  bbg.drawLine(250, 250, 300, 300); //desenha uma linha reta   
 11:     //xPont1 = 250 yPonto1 = 250 || xPonto2 = 300 yPonto2 = 300   
 12:  bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //   
 13:  bbg.fillRect(50, 350, 100, 100); //Desenhando um retângulo preenchido!   
 14:  bbg.setColor(new Color(255,255,0)); //   
 15:  bbg.fillOval(200, 350, 100, 100); //Desenhando um Elipse preenchido!   
 16:  //==================================================================================   
 17:  g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL!   
 18:  }   

bem... existem várias formas geométricas que é possível desenhar! com a Classe geom!, recomendo que façam alguns testes, existem outras formas geométricas como roundRect (retângulo com pontas arredondadas),  drawPolygon() e etc...
como vcs viram também o método setColor() recebe um objeto do tipo Color como parâmetro, e ao criarmos esse objeto, ele possui um construtor que recebe três parâmetros do tipo inteiro new Color(1,2,4);  esses três parâmetros são respectivamente os valores dos tons RGB (red, green, blue), então você pode usar o paint ou qualquer ferramente de desenho para fazer cores, vale lembra que cada número inteiro que você passar como parâmetro pode variar de 0 até 255!



ah! execute a app para ver como ficou, Ctrl+F11(Eclipse) / Shift + F6 (netBeans)
no meu ficou assim:



bem... então é isso ai pessoal!!!, até o próximo tutorial!

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