Nesse tutorial vamos aprender como desenhar algumas formas geométricas usando a Classe Geom (java.awt.geom) bem... então ai segue alguns exemplos é super fácil de entender!
ah! crie um projeto dentro de sua workspace chamado JAVAGAMES2D dentro dela crie um pacote chamado tutorial3 e crie uma Classe chamada Game.java com o código do tutorial anterior!!! deixe isso guardado de exemplo, agora crie um pacote chamado tutorial4 e copie e cole a classe Game.java do pacote tutorial3 no pacote tutorial4, e nessa Classe acrescente o seguinte código dentro do método desenharGraficos() :
1: public void desenharGraficos() {
2: Graphics g = getGraphics(); //ISSO JÁ ESTAVA AQUI
3: Graphics bbg = backBuffer.getGraphics();//ISSO TAMBÉM JÁ ESTAVA AQUI...
4: //AQUI VAMOS MANDAR DESENHAR COISAS NA TELA
5: bbg.setColor(new Color(100,90,200)); //muda a cor!
6: bbg.drawRect(50, 75, 100, 100); //desenha um retângulo sem preenchimento
7: bbg.setColor(new Color(200,0,200)); //muda a cor
8: bbg.drawOval(50, 200, 100, 100); //desenha uma elipse sem preenchimento
9: //x=50 y=200 largura=100 altura=100
10: bbg.drawLine(250, 250, 300, 300); //desenha uma linha reta
11: //xPont1 = 250 yPonto1 = 250 || xPonto2 = 300 yPonto2 = 300
12: bbg.setColor(new Color(100,200,100)); //
13: bbg.fillRect(50, 350, 100, 100); //Desenhando um retângulo preenchido!
14: bbg.setColor(new Color(255,255,0)); //
15: bbg.fillOval(200, 350, 100, 100); //Desenhando um Elipse preenchido!
16: //==================================================================================
17: g.drawImage(backBuffer, 0, 0, this);//OBS: ISSO DEVE FICAR SEMPRE NO FINAL!
18: }
bem... existem várias formas geométricas que é possível desenhar! com a Classe geom!, recomendo que façam alguns testes, existem outras formas geométricas como roundRect (retângulo com pontas arredondadas), drawPolygon() e etc...
como vcs viram também o método setColor() recebe um objeto do tipo Color como parâmetro, e ao criarmos esse objeto, ele possui um construtor que recebe três parâmetros do tipo inteiro new Color(1,2,4); esses três parâmetros são respectivamente os valores dos tons RGB (red, green, blue), então você pode usar o paint ou qualquer ferramente de desenho para fazer cores, vale lembra que cada número inteiro que você passar como parâmetro pode variar de 0 até 255!
ah! execute a app para ver como ficou, Ctrl+F11(Eclipse) / Shift + F6 (netBeans)
no meu ficou assim:
bem... então é isso ai pessoal!!!, até o próximo tutorial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário